Friday, March 9, 2007

O meu dia 19 de Março de... 2012

Há uns anos, frequentei uma pós-graduação em Comunicação e Marca no IPAM. Numa das cadeiras, "encomendaram-me" um exercício intelectual interessante que era imaginar como seria o dia 19 de Março de 2012.
Recordo-me que comecei a imaginar que poderíamos ver nesta altura carros, não poluentes, a voar e que, com um simples premir de um botão, ficassem do tamanho de uma esferográfica, não havendo preocupações com o estacionamento, a técnica laboratorial tivesse evoluído de tal forma que não houvesse doenças, tivesse sido inventado um detector de mentiras que permitisse acabar com a corrupção em Portugal. Imaginei tanto e falhei ainda mais.
De facto, a tecnologia evoluiu muito e há algumas sem as quais hoje não me conseguiria imaginar, mas estas "entraram" sem choque, caso contrário não teriam adquirido um caracter quotidiano na nosso sociedade. Evolução sem revolução, portanto. Felizmente, houve coisas que não mudaram, que nunca mudam: o sorriso de um bebé continua a ser enternecedor, os abraços à família continuam a ser um porto de abrigo e uma linha de horizonte sobre o mar continua ser... indescritível.
Bom, agora deixem-me retirar as luvas do meu PC-Projector, que está a chegar a hospedeira com o almoço. Saí às 12 horas do Porto e às 15 vou estar Xangai... Sim, é verdade, ainda há cinco anos esta viagem demorava cinco ou seis vezes mais.
Mas sem revolução.


Aquiles Pinto
19 de Março de 2012

No comments: