Não é fácil fazer futurologia em nenhuma área da economia, mas no sector da TI as dificuldades são sublinhadas a "marcador".
Ainda assim, arrisco prever um futuro de "banda larga" para o AEIOU, já que pode juntar as vantagens da pequena dimensão com a capacidade económica da Impresa. Esta pode permitir ao portal maior promoção e conseguir sinergias no grupo, como por exemplo, em termos de informação e entretenimento, através dos conteúdos da SIC, do Expresso, da Caras ou, entre outros exemplos, do Autosport.
Estes factos podem, de resto, permitir ao AEIOU disputar a liderança dos portais de Internet em Portugal com a Sapo, o Clix e o Iol.
Sunday, March 18, 2007
Análise Swot ao AEIOU
Fraquezas
- Pouca qualidade informativa (remete para sites dos órgão de comunicação social)
- Menos promoção do que os concorrentes
Forças
- Grande aceitação de algumas rubricas, como por exemplo o chat
- Pequena dimensão do AEIOU propicia uma grande identificação e sentimento de pertença por parte dos consumidores
Ameaças
- O facto de pertencer, agora, ao grupo Impresa pode perigar o sentimento de pertença que o AEIOU conseguiu alcançar
Oportunidades
- Juntar as vantagens da pequena dimensão com a capacidade económica e possibilidade de sinergias no grupo Impresa (conteúdos da SIC, do Expresso, da Caras, do Autosport, etc.) podem catapultar o AEIOU até à liderança dos portais de Internet em Portugal.
Friday, March 16, 2007
A nova imagem do AEIOU

O AEIOU parece já ter o dedo dos novos proprietários, a Impresa.
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, segue a mesma.
Vale pena explorar a nova roupagem do AEIOU em www.aeiou.pt
Como uma imagem vale mais do que mil palavras, segue a mesma.
Vale pena explorar a nova roupagem do AEIOU em www.aeiou.pt
Friday, March 9, 2007
O meu dia 19 de Março de... 2012
Há uns anos, frequentei uma pós-graduação em Comunicação e Marca no IPAM. Numa das cadeiras, "encomendaram-me" um exercício intelectual interessante que era imaginar como seria o dia 19 de Março de 2012.
Recordo-me que comecei a imaginar que poderíamos ver nesta altura carros, não poluentes, a voar e que, com um simples premir de um botão, ficassem do tamanho de uma esferográfica, não havendo preocupações com o estacionamento, a técnica laboratorial tivesse evoluído de tal forma que não houvesse doenças, tivesse sido inventado um detector de mentiras que permitisse acabar com a corrupção em Portugal. Imaginei tanto e falhei ainda mais.
De facto, a tecnologia evoluiu muito e há algumas sem as quais hoje não me conseguiria imaginar, mas estas "entraram" sem choque, caso contrário não teriam adquirido um caracter quotidiano na nosso sociedade. Evolução sem revolução, portanto. Felizmente, houve coisas que não mudaram, que nunca mudam: o sorriso de um bebé continua a ser enternecedor, os abraços à família continuam a ser um porto de abrigo e uma linha de horizonte sobre o mar continua ser... indescritível.
Bom, agora deixem-me retirar as luvas do meu PC-Projector, que está a chegar a hospedeira com o almoço. Saí às 12 horas do Porto e às 15 vou estar Xangai... Sim, é verdade, ainda há cinco anos esta viagem demorava cinco ou seis vezes mais.
Mas sem revolução.
Aquiles Pinto
19 de Março de 2012
Análise dos principais concorrentes
Os principais concorrentes do AEIOU são o Clix, o Sapo, o IOL e, a nível internacional o Yahoo!. O Google não é considerado um concorrente director, já que o sucesso meteórico que obteve o colocam como um parceiro, já que boa parte dos motores de pesquisa mundiais passaram a utilizá-lo, dada a sua qualidade superior.

O Clix foi apresentado em Outubro de 1999 por esta empresa de telecomunicações do grupo Sonae, que tinha resultado recentemente da fusão das operações da SRD Sonae Redes de Dados e da IP Global. Iniciou-se com o slogan "fazer clix custa nix" e disponibilizando um serviço de acesso grátis à Internet (pagando-se apenas o custo das chamadas telefónicas) por Modem analógico ou RDIS e lança um portal disponível em www.clix.pt.


Este crescimento despertou o intersse do gigante grupo Portugal Telecom. Em Setembro de 1999, a PT Multimédia – Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. adquiriu 74,9% do capital da Saber e Lazer, com opção de compra do remanescente. Em Março de 2000, essa participação foi transferida para a PTM.com, na sequência da constituição desta holding com o objectivo de reunir todos os negócios relacionados com a Internet da PT Multimedia. O SAPO passou assim a ser o portal do Grupo Portugal Telecom, nas diversas plataformas de acesso disponíveis pelo grupo.

A sede da empresa fica em Sunnyvale, no estado norte-americano da California, mas tem escritórios um pouco por todo o globo.
Subscribe to:
Posts (Atom)